ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

TENHA UM PITCH DE ALTO IMPACTO

São Paulo, Brazil --- Woman making presentation at business meeting, Sao Paulo, Brazil --- Image by © JAG Images/Corbis

Já falamos em nosso blog sobre o pitch e sua importância.

Falaremos hoje sobre como sua estrutura estratégica é definida para que ele tenha o máximo de eficácia e consiga atingir seus objetivos.

– O problema a ser enfrentado e a realidade do mercado

Mostre de forma clara e objetiva o problema que você vai solucionar com seu produto. Neste momento, é importante que o interlocutor consiga se enxergar na mesma situação e perceber realmente a importância daquele problema. Mostre dados do mercado e passe informações que sejam realmente impactantes.

2 – As soluções que a sua empresa oferece

Ao apontar a solução que sua empresa oferece, utilize uma fala enérgica, transmitindo surpresa aos interlocutores. Utilize termos assertivos como “Vamos solucionar este problema”, e não “Queremos solucionar este problema!”

3 – Os diferenciais da sua empresa

Mostre todos os diferenciais que sua empresa oferece, pois são eles que vão convencer o interlocutor que você realmente trará a solução para aquele problema.

4 – A equipe e experiência de cada um

Como sabemos, ideias só funcionam quando há uma equipe competende para fazê-la funcionar! Portanto, você deve mostrar os integrantes de sua equipe ressaltando suas principais competências e experiências.

5 – O que você busca

Aponte o que você está buscando naquele evento ou conversa, pode ser o valor do investimento ou novos clientes, por exemplo, e mostre onde sua empresa chegará! Por exemplo: “Com o investimento de 100 mil, atingiremos um aumento de 80% de lucratividade em 2016.”.

6 – Finalizar com a mesma energia que começou

Finalize sua apresentação de forma enérgica e cordial. Evite dizer somente “então é isso, pessoal.”. Coloque-se à disposição, agradeça as pessoas presentes e deseje um bom dia/tarde/noite. Por exemplo, em um Demo Day, você deve finalizar da seguinte maneira: “Aguardo vocês lá na feira para conversar mais sobre a empresa! Obrigado e boa tarde a todos!”.

Além da estrutura, a forma como o Pitch será apresentando também é fundamental para que seja de alto impacto. De nada adianta ter uma estrutura escrita muito bem elaborada se, na hora de apresentar, o apresentador transmite medo, insegurança ou tensão. Portanto, os aspectos da comunicação também devem ser treinados com exaustão para que alcance os resultados, seja conseguir um investimento, captar novos clientes ou fazer parcerias com outras empresas.

Para isso, treine sua apresentação na frente do espelho, observe sua fala, seus gestos e sua postura. Apresente para as pessoas da sua equipe, para pessoas críticas e para pessoas que ainda não conheçam sua empresa. Assim, é possível saber se você está sendo claro e cativante em sua apresentação.

Vale lembrar que seu pitch nunca estará 100%. Sempre há lugar para melhorias e adaptações. Busque estratégias de encantamento, como Storytelling e variação da entonação da fala para atrair e captar a atenção do público. 

A ACT tem treinamentos específicos e personalizados para ajudar você a montar um pitch adequado às suas necessidades e ajudá-lo a se destacar no mercado.

Venha nos conhecer!                                      

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