ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

O USO DA VOZ NO AMBIENTE DE TRABALHO

Business people talking during conference --- Image by © Igor Emmerich/Corbis

Você sabia que o tom da sua voz influencia a sua comunicação nas relações de trabalho? A comunicação no trabalho depende da troca de informações, entendimentos e negociações entre as partes e é uma das principais exigências para conquistar posições de destaque nos planos econômico, político e social.

Quem possui essa habilidade bem desenvolvida consegue transmitirconfiança e credibilidade no discurso, o que repercute diretamente para uma boa imagem profissional.

Estudos recentes comprovam que a comunicação é uma habilidade do ser humano que deve ser treinada e potencializada em termos estratégicos.

Mas como podemos treinar a comunicação?

Confira abaixo 5 dicas e estratégias essenciais para atingir a excelência da Comunicação.

1) A Voz poderosa

Você já parou para refletir o que sua voz transmite para as outras pessoas?

Diferentes tons de voz devem ser utilizados para cada situação. No ambiente familiar, sua voz provavelmente é suave e transmite atenção, carinho e zelo. No ambiente de trabalho, ela deve ser mais grave, precisa e marcada para transmitir credibilidade, persuasão, objetividade e clareza de ideias.

2) A pressa é inimiga da perfeição

Alguns estilos de locução têm como característica o uso da velocidade de fala. Mas, ao se comunicar no seu ambiente profissional, a pressa pode significar desejo de finalizar o diálogo, insegurança, pouco interesse no que diz ou, até mesmo, dúvida.

O ideal é uma velocidade média de fala, com pausas em pontos estratégicos do discurso, demonstrando firmeza e credibilidade.

3) Atenção, foco, ação

Imagine que algumas palavras devem  ser o foco de atenção do seu interlocutor, pois, caso sejam empregadas da mesma maneira ao longo de toda a frase, pode parecer justamente o oposto: que nada é relevante.

Uma das estratégias possíveis de ser treinada é o emprego de ênfase, ou seja, marcar o foco do discurso e dizê-lo de modo diferenciado (variando a velocidade, intensidade, o tom, dentre outros), dependendo do objetivo.

4) Atitude e posicionamento

O corpo também fala, e muito!

Você conhece alguém que tenha uma postura recaída, sorriso fechado, tiques, olhar sempre para baixo e fica como corpo estático? Que impressão essa pessoa transmite?

Uma boa forma de modificar sua atitude e postura comunicativa está em realizar a leitura corporal de pessoas referências em comunicação e fazer as suas anotações, sobre o que cada padrão pode significar, nos diferentes contextos. Em seguida, utilize as estratégias que melhor podem ser aplicadas à sua realidade.

5) A Neurolinguística a favor da sua comunicação

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma ferramenta poderosa para o processo de desenvolvimento de nossas habilidades, as quais dependem da capacidade de nos comunicarmos de forma eficaz.

A prática desses conceitos permite o estabelecimento do rapport, ou sintonia com o interlocutor, para atingir o seu canal de comunicação de maneira eficaz e “veloz”.

RELAÇÃO HABILIDADE x BENEFÍCIO

O bom uso das diversas competências comunicativas vão gerar vários benefícios.

Confira:

25.02.15(1)

                         

Aproveite para conhecer nossas soluções personalizadas para quem quer aprender a utilizar a voz e a postura como uma ferramenta de marketing pessoal.

act_logo (1)

 

 

 

 

Rua Santa Catarina, 1627 – 16º andar
Lourdes – Belo Horizonte, MG
(31) 3031-5990 / (31) 3889-8877

act@actcomunicação.com.br

https://www.facebook.com/ACTComunicacao

https://twitter.com/actcomunicacao

https://www.linkedin.com/company/act-comunica-o

www.actcomunicação.com.br

Single Post Navigation

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: