ACT COMUNICAÇÃO

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ESOCIAL – PARTE I

03.06.15
O eSocial é um projeto do governo federal que unifica o envio de informações dos funcionários da empresa e o cumprimento de suas obrigações trabalhistas, fiscais, de segurança do trabalhador e previdenciárias, incluindo emissão de guias de recolhimento, demonstrações contábeis, folhas de pagamento e movimentação de empregados de forma intuitiva.

Ele faz com que toda a fiscalização seja feita de forma eletrônica,agilizando os processos internos, sem alterar a legislação vigente.

Essas declarações serão enviadas eletronicamente. Essas entregas são de grande relevância para as empresas, especialmente as de micro, pequeno e médio porte, pois o descumprimento do processo pode resultar, na maioria dos casos, em pesadas multas ou, eventualmente, até na paralisação temporária das atividades.

O envio dos eventos da rotina de cada trabalhador, como admissão e benefícios recebidos, auxiliará também o controle de fraudes.

José Gomes Pacheco, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, diz que “Se o sistema receber, por exemplo, a solicitação de benefício do INSS para um empregado por acidente de trabalho, mas constar que ele está em gozo de férias, automaticamente é apontada a incoerência da informação”.

O eSocial gera um protocolo de acesso e informa, no ato do envio, o registro ou a recusa da informação.

Entre as várias vantagens desse novo sistema, estão:

  • A integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial;
  • O atendimento a diversos órgãos do governo;
  • A eliminação de multas por problemas fiscais.

Esse novo sistema vai possibilitar que diversas informações, que hoje são colhidas por instrumentos diferentes e armazenadas em mais de um local, estejam disponíveis para consulta e retificação em um único lugar.

Leonardo Lacerda, Coordenador do FGTS da Caixa Econômica Federal, afirma que “o profissional de recursos humanos atualmente lida com uma série de formulários e procedimentos que, além de serem um processo repetitivo, exigem um retrabalho de todo o processo em casos de retificação. Com o eSocial, correções poderão ser feitas sem a necessidade de  refazer toda uma folha de pagamento, por exemplo”.

COMO SE ADEQUAR?

Para se adequar às exigências do eSocial, as empresas precisam ter todos os seus processos organizados e informatizados. Para isso, existem várias tipos de ferramentas, plataformas e portais que vão agilizar processos e facilitar o dia a dia de todos os setores das empresas.

Falaremos mais sobre isso em um post futuro aqui no blog. Não perca!

Conte com A ACT para criar estratégias exclusivas e personalizadas para a adequação ao eSocial!

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