ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

Como encantar clientes com um bom atendimento em escritórios de advocacia

Atendimento ao clienteUm bom atendimento ao cliente deixou de ser um diferencial já faz muito tempo, hoje é uma necessidade básica em qualquer negócio.

Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mal atendimento e pela má qualidade dos serviços prestados.

E isso não é diferente para os escritórios de advocacia!  De acordo com a Revista Jurídica um dos “7 Pecados” dos escritórios é ausência  de estratégias e ações habituais para se relacionar com seus clientes. Muitos escritórios perdem diariamente boas oportunidades de negócios simplesmente por não treinarem adequadamente seus atendentes e funcionários em geral.

Para que este atendimento aconteça é necessário que todas as pessoas que realizam o atendimento ao cliente, estejam preparadas. Para ajudar vocês, hoje vamos apresentar 5 maneiras simples e fundamentais que devem ser implantadas em qualquer escritório:

1 – Organização do ambiente

O primeiro detalhe que o cliente nota é a aparência do escritório. Certifique-se que a recepção e as áreas comuns do escritório estejam sempre limpas e organizadas. Cuide dos detalhes: Uma decoração, um aroma ou até mesmo uma música ambiente agradável pode influenciar rapidamente as emoções e o comportamento do cliente.
Leia mais sobre a importância de utilizar os sentidos no processo de venda.

2 – Etiqueta Profissional

Manual de Atendimento ao Cliente

Manual de Atendimento ao Cliente desenvolvido pela ACT para a Homero Costa Advogados

A apresentação pessoal dos colaboradores é fundamental para a imagem que é passada aos clientes. Por isso é importante criar regras de conduta para que o colaborador transmita os valores da Empresa, ao invés dos seus próprios valores.

É importante que a empresa desenvolva um Manual de Atendimento ao Cliente, com todos os quesitos que considera fundamentais na abordagem aos clientes. Essa prática é importante visto que cada escritório possui uma característica própria que deve ser levada em conta na hora do atendimento.

3 – Apresentação pessoal

A apresentação pessoal dos colaboradores também é fundamental para a imagem que é transmitida aos clientes. O funcionário em contato com o cliente (isso também vale para os advogados) deve estar sempre bem arrumado, com o uniforme ou roupas formais, maquiagem e acessórios discretos.

Treinar os colaboradores quanto aos padrões de etiqueta e imagem profissional, bem como a automaquiagem adequada torna-se fundamental!

4 – Atendimento presencial e telefônico

Em qualquer atendimento o cliente precisa sentir-se especial, respeitado e valorizado e isso se dá com pequenas atitudes. Por isso, sempre que um cliente chegar é preciso olhar, sorrir e cumprimentar. Demonstre interesse pelo cliente, ouça atentamente o que ele diz e o trate sempre pelo nome.

Para monitorar e orientar a melhor forma de atendimento ao cliente que os recepcionistas dos escritórios estão realizando, a ACT propõe ainda Ouvidorias com Cliente e Cliente Oculto (pessoal, telefônico, e-mail, web), assim são dados feedbacks reais sobre as mudanças de comportamento necessárias.

5 – Cultura organizacional

Qualquer empresa precisa de uma comunicação alinhada e coerente com a sua filosofia. Para isso é necessário que o profissional do atendimento da área jurídica esteja inserido no ambiente de trabalho, tenha em mente os objetivos gerais do escritório, esteja adaptado ao ritmo e a cultura organizacional. Além disso, é fundamental que todos os funcionários conheçam os detalhes dos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Enfim, o sucesso de um escritório de advocacia está além da superação das expectativas do cliente no que se refere os serviços jurídicos, ele precisa também estar totalmente ligado ao correto atendimento ao cliente e em ações complementares de relacionamento, como mostra este e-book.

A ACT pode lhe auxiliar com um Programa de Atendimento voltado para as demandas do seu Escritório. Aproveitamos para lhe convidar a conhecer o nosso trabalho, na fala de empresários que já desenvolveram o trabalho conosco!

“Conheci a ACT quando a contratamos para treinamento dos nossos funcionários. A ideia inicial era alinhá-los com a imagem e a política da nossa empresa. Nos deparamos então com um profissionalismo e dedicação extraordinários. Desde a linguagem corporal, postura diante de clientes, vestuário, atendimento telefônico, tudo foi trabalhado de maneira peculiar com uma excelência e cuidado sem iguais. A parceria continuou, desta  vez com nossos advogados, trabalhando sua postura e imagem com a mesma excelência e profissionalismo. A ACT se tornou, agora, uma grande parceira da Silva Freire Advogados.”

Glenda Freire  – Sócia da Silva Freire Advogados

“Trabalhamos com a ACT há aproximadamente 2 anos. Iniciamos com uma pequena demanda. A qualidade, agilidade e a eficiência dos profissionais rapidamente nos impulsionaram a utilizar os serviços da ACT cada vez mais, sempre com foco na área de atendimento e de RH. Os ganhos foram essenciais ao crescimento sustentável da Silva Freire Advogados. Todos os serviços superaram expectativas. Trata-se de uma empresa séria e compromissada com o sucesso do cliente. Recomendo.”

Luis Felipe Silva Freire – Sócio da Silva Freire Advogados

 “Os trabalhos realizados pela ACT tiveram início em setembro de 2010. No início, o contrato foi somente para contribuir com a melhoria no atendimento das recepcionistas e dos manobristas. Conseguimos uma significativa padronização e melhoria na imagem e postura das pessoas envolvidas. Ficamos tão satisfeitos com os serviços prestados, que estendemos o trabalho para o departamento administrativo, com a finalidade de conseguir a excelência no atendimento aos demais profissionais e Clientes de Homero Costa Advogados. Os serviços são prestados com competência, profissionalismo e ética.”  

Denise Frasão – Homero Costa Advogados

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