ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

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10 dicas para engajar clientes nas Mídias Sociais

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As redes sociais modificaram e continuam modificando o relacionamento entre cliente e empresa. Nessa corrida, saem na frente aqueles que sabem como lidar e se relacionar com seus clientes de maneira que este relacionamento resulte em conversão/compra.

E se você é daqueles que não acreditam que os internautas geram lucros, saiba que só o Brasil, conta hoje com mais 43 milhões de consumidores online, que geraram em 2012 cerca de R$ 22,5 bilhões, de acordo com os levantamentos do Google.

Saiba também que 84% das pessoas que fazem compras online usam redes sociais e, esse tipo de mídia gera duas vezes mais leads (Oportunidades de negócio geradas a partir de informações pessoais de contato fornecidas em troca de uma oferta de valor nas suas redes sociais como conteúdo, testes, informações produto/serviço, dentre outros) que feiras e eventos, telemarketing e e-mail marketing. Outro ponto importante é que quando sua empresa está nas redes sociais, ela tem 60% mais feedback sobre seus produtos e serviços do que quando não está. (Pesquisa realizada por Go-Gulf.com)

Mas talvez você ainda tenha dúvidas sobre a maneira ideal de se relacionar e engajar clientes que estão nas mídias. Então, preparamos para você 10 dicas fundamentais para divulgar o seu negócio e influenciar as decisões de compra nas mídias sociais.

1 – Posicione-se

Posicionamento de marca tem a ver com valores, com o DNA de uma empresa.  Defina um tom e uma personalidade que combine com o propósito, a missão e as características da marca.

Não use o mesmo que seus concorrentes, sua marca tem DNA próprio e deve utilizar algo novo.

2 – Atraia as pessoas certas

Devemos atrair as pessoas certas para nosso negocio! Idade, sexo, perfil predominante, entre outros.  Mas pense também além do comprador em si, considere os formadores de opinião, tomadores de decisão, o usuário final e  conexões nas mídias sociais.

3 – Interaja com os seus seguidores

O usuário de redes sociais não quer apenas comprar algo ou ler um artigo em seu blog, ele quer interagir com você. Comente, responda comentários e pergunte e direcione as conversas de modo que elas reforcem a personalidade e o valor da marca.

Em suas postagens procure pedir a opinião dos seguidores e também peça sugestões  sobre temas que eles gostariam de ouvir sua opinião. Além de trazer novas ideias para sua marca, essas ações mostram que você se importa com o que eles pensam.

4 – Ofereça conteúdo que agregue

Identificar como você pode ajudar o seu consumidor é outra etapa que deve ser levada em conta. A empresa deve ser útil e trazer algo relevante que elas possam usar no seu dia a adia do consumidor. Nada de ficar falando apenas dos seus produtos e da sua marca!

5 – Envolva colaboradores e clientes Image

Sabe aquele ditado que diz que o boca a boca é a melhor propaganda? Nas mídias sociais ele é mais verdadeiro do que nunca!
Os posts com depoimentos positivos de clientes e colaboradores soam como uma boa indicação para fechar uma venda!

Veja aqui como envolver os funcionários nas mídias. 

6 – Chame seu público para uma ação

Sempre faça perguntas ou busque informações. Um post que termina com “comente abaixo se”, “diga-nos sua opinião a respeito”, “curta se concorda”, “compartilhe se também acredita”; envolve seu público, incentiva os comentários e atraí novos seguidores.

7 – Tenha um rápido posicionamento e resposta

O principal diferencial para o contato com os consumidores via mídias sociais deve ser a agilidade. Segundo um levantamento realizado pela empresa de tecnologia e informática, Oracle Corporation, 51% dos usuários do Facebook esperam respostas no mesmo dia para dúvidas ou queixas postadas. Programe-se para responder no menor tempo possível todos os questionamentos tirando as dúvidas das pessoas, indicando caminhos e dando soluções.

8 – Aproveite datas comemorativas, memes e temas do momento

Aproveite os fatos que estão acontecendo agora na internet e faça um cronograma de datas comemorativas para criar conteúdo a respeito. Mas é importante avaliar se realmente vale a pena usar o tema. Só use memes, acontecimentos e principalmente datas comemorativas se elas fizerem sentido no universo em que sua marca está inserida.

9 – Publique posts com frequência

Publique conteúdo todos os dias. As pessoas precisam ver que você está online, sempre atualizado com o que acontece no seu nicho. Mas cuidado, não lote os perfis de seus usuários com atualizações de cinco em cinco minutos.

Ao postar todos os dias (ou quase), os seguidores verificarão que a página é ativa. Ninguém gosta de seguir uma página que é atualizada a cada mês ou a cada seis meses. Não deixe sua página morrer, alimente-a com informações relevantes sempre que possível.

10 – Mensure resultados para seus objetivos de negócio

Conversão em mídias sociais é um trabalho contínuo e nada fácil. É necessário mensurar os resultados e repetir o processo para melhorar a eficácia nos resultados em diferentes plataformas, contextos e mudanças ao longo do tempo.  Faça testes. Descubra o que funciona e aplique. Se não funcionar, mude!

Achou complicado? Ainda tem dúvidas? Conte com a ACT  para criar reconhecimento da marca, engajar o público alvo e gerar potenciais clientes. Entre em contato conosco e conheça mais do ACT DIGITAL.

Veja outras dicas que poderão te ajudar: Como envolver seus funcionários nas Mídias Sociais, Aprenda a converter os visitantes do seu site em clientes, e como Alcançar mais de 100% de novos fãs com um anúncio da sua empresa no Facebook.

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