ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

Como utilizar os 5 sentidos no processo da venda?

ImagemCores, sons, aromas e energias provocam uma troca de sensações muitas vezes imperceptível, mas de grande influência sobre as decisões de compra. 

Uma pesquisa realizada pelo HEC – Montréal e Rutgers University constatou que ao som de uma música agradável, os compradores que tendem a comprar por impulso, compram ainda mais e, os que não têm tendência a comprar por impulso, gastam mais quando sentem um cheirinho bom na loja.

Um outro dado interessante foi revelado por um pesquisador americano que descobriu que os consumidores expostos ao aroma de laranja ou limão enquanto andam na loja tem 38% mais chances de pegar um produto àqueles que não sentiram o cheiro. 

Produtos com design criativo, elegante, aromatizados, evocam sentimentos e emoções, imperceptíveis racionalmente e ativam de forma subliminar o desejo de consumo. 

Culturalmente já estamos acostumados a agregar valor aos produtos na decisão da compra. Não compramos apenas pela qualidade ou reputação, mas também pela qualidade no atendimento e pela afinidade com o produto/serviço.

Por isso, entender o comportamento do consumidor, seus desejos de consumo, necessidades, experiências e motivações são fundamentais para criar ambientes onde ele poderá se envolver com a marca, produzir um profundo engajamento e gerar aumento nas vendas.

Então vamos lá!

Toda marca tem um público específico, que precisa ser estudo a fundo para estimular seus sentidos. Para obter bons resultados, é preciso aplicar pesquisas para conhecer o perfil dos seus clientes e utilizar os meios adequados para que eles se sintam satisfeitos.

A partir desse conhecimento é preciso remeter o cliente a uma percepção de valor única, que o estimulará a repetir e difundir a experiência de consumo. Para isso, você pode ligar sua marca ao consumidor através dos cinco sentidos.

E como os 5 sentidos podem ser úteis a sua marca?

Visão: Cores, formatos e iluminação são facilmente percebidos, e por isso influenciam rapidamente as emoções e comportamento do consumidor, além de gerarem um posicionamento único e identificação com a marca. Aqui os detalhes na decoração podem fazer toda a diferença.

Audição: O comportamento de uma pessoa pode ser influenciado diretamente pelo som que ela ouve. O cliente compra no ritmo da música. Mas é preciso cuidado, pois a música pode tanto atrair quanto afastar clientes.

Olfato: Difusores e saches que espalham aromas são maneiras de se personalizar ambientes. Eles revelam um clima agradável ao ambiente fazendo com que os clientes se sintam mais confortáveis. Aqui, é importante também saber dosar. Começar a inserir um aroma aos poucos para que a percepção seja sutil.

Paladar: Quando você oferece um chá ou café ou, até mesmo, bebidas mais sofisticadas, como vinho e champanhe, elas se sobressaem e agregam valor ao atendimento prestado.

Tato: Quem não gosta de ver um produto com as mãos? Ao tocar um objeto, o cliente percebe os detalhes do produto minuciosamente. Faz com que o consumidor sinta-se mais próximo do seu produto.

Vale ressaltar que, não necessariamente, você terá que usar todos os sentidos, mas sim aqueles que são adequados ao seu negócio e, para isso, você precisa observar e estudar o seu público.

Não se esqueça! Quando for anunciar um produto, efetivar uma venda, fazer uma apresentação individual ou em publico, lembre-se de falar com as pessoas em todos os canais, fazendo o cliente ver, ouvir e sentir, de forma mais profunda todas as características do seu produto/serviço.

A sua empresa já utiliza os 5 sentidos no processo de venda? Na ACT é possível encontrar variados tipos de serviços para personalizar atendimento e capacitar os profissionais diretamente ligados ao público, como por exemplo, o ACT Quality, que irá te ajudar a criar um ambiente onde o cliente poderá se envolver com a marca e, com isso, gerar aumento nas vendas.

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