ACT COMUNICAÇÃO

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em Marketing Digital e em Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas.

O espaço da mulher em posições de liderança

Blog 2 MARLembram do velho jargão de que as mulheres estão tomando conta dos negócios? A pouco tempo o comentário costumava soar mais como uma frase de efeito do que uma constatação sincera do avanço das executivas mulheres nas grandes empresas. O fato é que, por mais terreno que tenham ganhado no mundo corporativo nas últimas décadas, as mulheres ainda não alcançaram a predominância dos ternos e gravatas no alto comando das empresas no Brasil e lá fora.

No Brasil, não existem estatísticas precisas a esse respeito. Mas, de uns tempos para cá, no entanto, nota-se uma mudança de tom quando o velho clichê “as mulheres estão tomando conta dos negócios” é repetido. Se fizermos um levantamento pelo mundo, vamos identificar várias mulheres liderando na política, e à frente de grandes grupos empresariais. Dilma Roussef, no Brasil, Angela Merkel, na Alemanha, Cristina Kirchner, na Argentina, além de Hillary Clinton, nos EUA, são exemplos de mulheres em cargos altos em seus países. Uma das maiores empresas de energia do mundo, a Petrobras, por exemplo, é dirigida por uma mulher, a engenheira química, Graça Foster, executiva de carreira na empresa.

A marcha nos últimos anos de um grupo de executivas rumo aos primeiros escalões na hierarquia das grandes empresas no Brasil e no mundo é uma realidade. A paisagem está mudando, muito menos pelos tailleurs, meias finas e sapatos de salto alto usados pelas mulheres, e mais pela capacidade, competência e dedicação, que tem trazido inovação às salas de decisão das corporações, hoje cada vez mais abertas ao estilo feminino de tocar os negócios.

O mês de março é reconhecido mundialmente por celebrar as conquistas econômicas, políticas e sociais das mulheres. Grande parte das iniciativas e discussões sobre gênero tem foco na inclusão e participação feminina nos conselhos de empresas e em cargos de liderança. O presidente da PwC, empresa de Assessoria Tributária e Empresarial e de Auditoria, Fernando Alves, acredita que para alcançar uma mudança sustentável os setores, público e privado, devem também focar no desenvolvimento de talentos femininos no início de carreira para papéis de liderança no futuro.

Muitas companhias no Brasil oferecem possibilidades para que as mulheres se desenvolvam no trabalho. É o caso da Coca-Cola que, desde 2007, conta com uma iniciativa interna global para mulheres, como parte de sua “Visão 2020”, para apoiá-las na conquista de posições de liderança e aumentar a descoberta de talentos femininos. Outra iniciativa fundamental é o Conselho de Liderança das Mulheres (Women’s Leadership Council). A iniciativa se concentra no recrutamento, retenção e desenvolvimento dos talentos femininos. Como resultado desse trabalho, desde 2011 houve um crescimento na representação global de mulheres de nível sênior de 23% para 28%. Além disso, cerca de 50% de seu quadro de funcionários já é composto por mulheres.

E você, mulher? Como tem se preparado para uma carreira de sucesso? A ACT Comunicação está em busca de Mulheres de Negócios que fazem a diferença! Participe desta campanha e concorra a um Dia de Negócios ACT!

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “O espaço da mulher em posições de liderança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: