ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

Vai se apresentar em público?

Veja o que deve subir ao palco junto com você!

PalestraAprender a controlar o nervosismo na hora de falar em público é uma tarefa das mais complicadas para muitas pessoas.

O que para alguns é simples e fácil, para outros é uma situação extremamente perturbadora. A insegurança e a falta de autoconfiança dominam a maioria das pessoas, é por esse motivo que as técnicas de apresentação se tornam fundamentais para auxiliar o orador na hora de enfrentar este desafio.

A nossa equipe preparou algumas dicas que poderão ajudar bastante na hora de subir no palco e enfrentar o público:

  • Estude bem o assunto a ser abordado na apresentação, decorar é um péssimo erro. Esteja bem inteirado sobre o que vai falar.
  • Avalie bem o público ao qual a apresentação vai se direcionar! Leve em conta a quantidade de pessoas, sexo, faixa etária, nível cultural da plateia, grau de conhecimento do assunto e o motivo de seu comparecimento, por convite ou imposição.
  • Separe a apresentação em partes estratégicas e tente desenvolvê-la conforme o planejado. Caso necessário, utilize uma colinha para evitar se perder ou inverter as partes. Pense no que você deseja conquistar como resultado dessa apresentação. E se você fosse um ouvinte que tivesse na plateia, o que gostaria que as pessoas comentassem no dia seguinte?
  • Antes de se apresentar, faça uma simulação, incluindo ensaios na frente do espelho se possível. Observe os seus gestos e movimentos; preste atenção nos vícios de linguagem que você costuma cometer. Caso perceba que a apresentação está longa demais, reestruture-a para que encaixe corretamente na programação.
  • Defina quais materiais serão utilizados, como data show, retroprojetor e vídeos. Ao utilizá-los, use transparências ou slides, procurando não poluí-los. Nunca uilize letras menores que o tamanho 16. Se possível, crie gráficos que tenham correlação com o assunto abordado.
  • Revise todo o seu material! Faça um checklist em termos de conteúdo, erros de português, erros lógicos, layout e, lembre-se de incluir a sua conclusão.
  • No momento de entrar no palco, cumprimente as pessoas! Olhe-as nos olhos, faça perguntas, interaja, as envolva na apresentação. Não fique parado só falando, falando… Represente o papel de orador! Faça gestos, deixe fluir a emoção na sua voz, dê vida a sua exposição. Não se manifeste preconceituosamente, não utilize gírias e palavrões, caso contrário sua mensagem será recebida negativamente.
  • Evite improvisos, ao menos que você tenha bastante experiência no assunto.
  • E, por último, termine a apresentação com uma conclusão bem elaborada, agradeça a plateia e dispense desculpas extras por motivos de nervosismo, dentre outros.

Observados estes pontos, ficará bem mais simples obter sucesso na sua apresentação!

Muitas pessoas optam pela ajuda de especialistas para acompanharem o seu processo de comunicação e sua evolução no treinamento de apresentações públicas. Uma das estratégias de acompanhamento e melhora das habilidades comunicativas é o coaching em comunicação, no qual você realiza sessões de treinamento individuais para trabalhar exatamente as habilidades comunicativas necessárias para transmitir a segurança e credibilidade que você deseja que o seu público perceba em você!

Você já desenvolveu este tipo de trabalho? A ACT Comunicação desenvolve o ACTCOACH e adoraria lhe auxiliar nas suas apresentações em público.

Single Post Navigation

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: