ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

Qual é o seu perfil comunicativo?

Quer alcançar uma comunicação eficaz? Gostaria que as pessoas prestassem atenção ao sue discurso?
Uma das estratégias a ser utilizada é conhecer e perceber o perfil comunicativo do seu interlecutor e, após ter essa preciosa informação em mãos, você poderá regular sua maneira de falar, alcançando o tão esperado rapport !
Vale um parêntese aqui para, de maneira resumida, conceituar orapport. Podemos descrevê-lo como o estabelecimento de sintonia entre as pessoas, favorecendo o desenvolvimento de conforto e cooperação entre as partes envolvidas.
Alcançar o rapport é estabelecer uma harmonia com o interlocutor,gerando um ambiente de confiança na relação que se inicia, onde um sentimento de familiaridade se apossa das partes integrantes do diálogo.
Para estabelecer o rapport faz-se necessário planejar suas ações comunicativas de forma que sejam personalizadas a cada interlocutor e, uma importante estratégia que pode e deve ser utilizada é o reconhecimento do perfil do seu interlocutor. Então vamos lá!
Todos possuem um perfil comunicativo, que nada mais é do que a maneira com que nos sentimos mais confortáveis em nos comunicar, sendo a forma expressiva da nossa comunicação.
Podemos nos expressar de maneira mais, ou menos sucinta, de maneira mais, ou menos racional e por aí vai… Para saber qual é o seu perfil pense em como você comunica sob pressão, com certeza encontrará a sua resposta. Mas não analise apenas a sua comunicação, faça isso com todos ao seu redor!
Os perfis comunicativos são divididos em quatro, de acordo com a imagem abaixo:
perfil
  Com o PRAGMÁTICO ocorre um predomínio da razão, eles possuemassertividade e geralmente são práticos para decidir; se comportam de maneira realista, “pé no chão” e são muitas vezes conhecidos como grosseiros por terem esse perfil de “ir direto ao ponto”.
De maneira geral, para captar a atenção de um indivíduo que tenha predomínio deste perfil a sua comunicação deve ser objetiva, clara, sem rodeios e prática. Vá direto ao ponto, fale firme e seja ágil com seu interlocutor.
Já com o ANALÍTICO a assertividade é baixa, mesmo sendo racional para agir, são metódicos e precisam de detalhes nas informações, necessitando de mais tempo para tomar decisões.
Para captar a atenção de um indivíduo que tenha predomínio deste perfil dê a ele muitos dados, detalhes e informações; mantenha atitudes tranquilas e estimule a reflexão lógica e dedutiva. Mas atenção, caso seja indeciso, o número excessivo de informações pode confundi-lo ainda mais!
Com o EXPRESSIVO ocorre predomínio da emoção, ao contrário do analítico, é rápido para a tomada de decisões, gosta de falar, utiliza muitos exemplos e, na maioria das vezes, o exemplo é sobre si mesmo, geralmente é sociável e popular.
Para captar a atenção de um indivíduo que tenha predomínio deste perfil: “afague seu ego”, valorizando suas atitudes e sua vivência; escute-o e em seguida exponha o que pensa.
Com o AFÁVEL também há um predomínio da emoção, mas há falta de assertividade e a necessidade de colher dados e informações. Elegeralmente compreende as pessoas, é um bom ouvinte e motiva bem a equipe, costuma ser tímido e é conhecido como o “bonzinho”.
Para captar a atenção de um indivíduo que tenha predomínio deste perfil dê opiniões, sugestões ou aconselhamentos, utilize a emoção no conteúdo expositivo (mas cuidado com a emoção exagerada, pois pode promover o resultado contrário, afastando-o de você).
Agora é colocar a “mão na massa”! Observe todos ao seu redor, perceba as diferenças e coloque em prática seu conhecimento, os resultados podem te surpreender!

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