ACT COMUNICAÇÃO

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em Marketing Digital e em Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas.

Para transmitir credibilidade – PARTE II

act_logo (1)

Na semana passada, conversamos sobre algumas importantes estratégias para se transmitir credibilidade, continuaremos agora a falar de outros pontos importantes, a velocidade da fala, a entonaçãoe a maneira com a qual articulamos as palavras.
Iniciando pela velocidade, ela deve ser amiga do ritmo exigido em cada situação.
Quando falamos muito rápido, transmitimos pressa e, na maioria das vezes, ansiedade/afobamento. Por sua vez, pessoas que falam demasiadamente devagar... devem ter extremo cuidado, pois, podem chegar a evidenciar até mesmo um déficit cognitivo (pense na velocidade da fala de pessoas intoxicadas por álcool ou drogas e logo concordará).
No entanto, se sua intenção for calibrar seu ritmo com o ritmo do outro, uma importante estratégia é seguir a velocidade de fala do seu interlocutor, com o objetivo de alcançar o rapport (ainda falaremos sobre esse tópico).
“Hoje eu tenho uma importante contribuição para apresentar a vocês. Implementaremos um método revolucionário para o aumento de vendas na nossa empresa”.
Leia a frase acima rapidamente e de maneira controlada, falando todas as palavras. Com a última forma, você certamente transmitirá maior credibilidade e valorizará o seu ‘método revolucionário’, mesmo antes das pessoas saberem do que se trata.
Outro ponto importantíssimo está na entonação do seu discurso. Sabe o que é isso? A melhor maneira de compreender é exemplificando. Pense numa simples frase: “Bom dia”.

Deseje um ‘bom dia’ com alegria!

Com certeza, sua entonação irá subir   ( bom dia )
 Imagem5

Agora, diga esta mesma frase com tristeza.

Dessa maneira, sua entonação irá descer (bom dia)
 
 Imagem6
Portanto, vemos na prática que a entonação é a responsável pela musicalidade da voz, sendo ela quem transmite nossas emoções e intenções. Tenha cuidado com a entonação ascendente   excessiva, no ambiente profissional utilize-a de maneira controlada, busque a entonação mais reta e enfatize as palavras na hora certa.
Ah! Por fim, não se esqueça de articular bem as palavras. De nada adianta uma belíssima voz, em tom grave, com pausas adequadas nas frases e uma boca que praticamente não se mexe ao falar. Uma comunicação que transmita credibilidade consiste de estratégias e mais do que simplesmente estratégias, atitudes que, quando bem alinhadas com o seu modo de falar, fazem toda a diferença. Isso é tema para muitos outros posts, logo mais traremos outras novidades a você!
Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: