ACT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Canal de comunicação para contar histórias, trocar ideias, puxar conversas e falar das tendências em comunicação empresarial.

Muito além de um aperto de mão

aperto_de_maos_2aperto de mão tem sua origem na antiguidade e sua simbologia era de transmitir de confiança e paz, já que em tempos antigos acreditava-se que este cumprimento seria um gesto que propiciava a demonstração de que ali não existiam armas; já que se faz necessário estender o braço com a mão espalmada.

 Atualmente, o aperto de mão apresenta grande importância no ambiente coorporativo. Além de ser uma forma de cumprimento ou saudação, este gesto pode indicar a concretização de um contrato formal ou o encerramento deste!
Existem diferentes tipos, eles variam em termos de pressão e posição das mãos. Para criar uma relação equilibrada é importante que a palma da mão das duas pessoas esteja na posição vertical, de maneira que não haja dominadores e nem dominados. Outro fator essencial é criar um equilíbrio de pressão entre as mãos, fazendo ajustes de ângulo e intensidade para propiciar igualdade com todos os presentes.
Um aperto de mão inadequado pode impedir um bom relacionamento, pois os primeiros minutos de interação são os responsáveis para causar uma ótima primeira impressão. Diante deste fato, o livro “Desenvolvendo os segredos da Linguagem Corporal” apresenta os sete piores apertos de mãos:
  • O peixe morto, caracterizado por mãos frias e úmidas, transmite a sensação de frouxidão e flacidez.
  •  No torno, o iniciador estende o braço com a mão espalmada para o chão e dá um forte puxão para baixo, seguido de dois ou três vigorosos solavancos de retorno, com uma pegada capaz de fazer o sangue parar de fluir para a mão do recebedor.
  • O quebra ossos é uma marca registrada de uma personalidade abertamente agressiva que, sem aviso ao interlocutor, tritura os nós dos seus dedos para assumir a vantagem inicial da relação.
  •  O Aperto com as pontas dos dedos transmite a impressão de querer manter o outro à distância. Pode exprimir também um sentimento de inferioridade de quem inicia o cumprimento.
  • No cumprimento com o braço esticado, sua principal finalidade é manter a outra pessoa à distância e fora do espaço pessoal de quem toma a iniciativa.
  •  Arranca-soquete, neste, quem inicia o cumprimento agarra à força a mão espalmada de quem recebe ao mesmo tempo em que aplica um forte puxão para trás na tentativa de arrastá-lo para perto de si, desequilibrando-o.
  • No alavanca de bomba, o bombeador pega a mão do bombeado e começa a sacudi-la em rápidos movimentos verticais.
   Fica a dica: ao cumprimentar alguém, fique atento ao seu aperto de mão, ele pode abrir várias portas e ser o início de uma boa relação!

Single Post Navigation

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: